O problema de modem externo é que está comecando a ficar dificil achar portas seriais para liga-lo. Minha placa mae só tem uma serial, e eu tenho 4 equipamentos seriais.

Existem placas de seriais à venda. Existem adaptadores USB - RS-232c. Verifique se a sua placa mãe tem uma segunda RS-232c para colocar com um cabinho.

Nao tem. Mas eu já tinha uma placa PCI com duas seriais. Mais cara que um modem. :-( Pelo menos tem um FIFO de 512bytes.

    O problema de todos esses adaptadores, seja PCI ou USB, é o preço.