Olá,

Concordo em relação as migrações de 9i para 10g que estão ocorrendo devido
ao fim do suporte oficial.

Em relação a obter ou não as certificações do 9i eu tenho uma opinião
diferente.
A meses atrás procurei o auxilio de alguns Gurus do mundo Oracle, entre eles
Chiappa e Alex Daher (meu atual gestor na Inmetrics), e ambos me
aconselharam a iniciar com o 9i. Fiz isso e hoje estou trabalhando em um
projeto de migração de 9i para 10g.

Depois disso vou ver o NEW FEATURES do 10g e seguir em frente...

Fazer ou não o exame do 9i, é outra história, mas uma vez que você estudou
bem uma determinada versão de um produto...fica mais fácil prestar o
exame...por isso pretendo fazer o exame do 9i e depois ir para o 10g.

Mas como costumo dizer: "A certificação é uma forma de ter um objetivo de
estudos mais bem definido e realmente aprender sobre o assunto, somente
obtê-la para ter um acrônimo na assinatura de email não representa muita
coisa".

Até mais,

Alex Rosa
a...@keep-learning.com