Mais uma coisa,

Na verdade, os dispositivos de bloco, na sua concepção, são raw devices também.
As diferenças são:

- Raw Devices, no RHEL era gerenciado pelo serviço rawdevices cria dispositivos
brutos no modo caractere e não é buferizado;
- Block Devices, dispositivos brutos no modo bloco e é buferizado.

Comparando o desempenho, não há diferença. O ponto importante, é que no kernel
2.6.x os raw devices (caractere) foram de-suportados.

Marcus Vinicius Miguel Pedro
OCP Database 9i
OCP Database 10g
OCE RAC 10g