José, pelo que entendi, ele tem um arquivo texto e gostaria de carregá-lo no
banco de dados.

O melhor nesse caso seria usar o SQL Loader. Você pode "usá-lo" de 2 formas.

Se o banco de dados for 10g, você pode usá-lo com external table:

CREATE TABLE agenda (
  nome      VARCHAR2(50),
  endereco      VARCHAR2(50),
  telefone  VARCHAR2(50)
)
ORGANIZATION EXTERNAL (
  TYPE ORACLE_LOADER
  DEFAULT DIRECTORY ext_tables
  ACCESS PARAMETERS (
    RECORDS DELIMITED BY NEWLINE
    FIELDS TERMINATED BY ';'
    MISSING FIELD VALUES ARE NULL
    (
      nome      CHAR(5),
      endereco      CHAR(50),
      telefone  CHAR(50)
    )
  )
  LOCATION ('arquivo.txt')
)
REJECT LIMIT UNLIMITED;

Ou você pode jogá-lo para uma tabela interna usando o utilitário sqlldr (SQL
Loader mesmo). Para isso, o arquivo de dados você já tem, você teria que criar
um arquivo de controle que tivesse a estrutura "parecida" com essa:

LOAD DATA
APPEND
INTO TABLE NOME_TABELA
FIELDS TERMINATED BY ";"
(nome,endereco,telefone)
Supondo que o nome do arquivo de controle para esse caso se chame
loader_agenda.ctl:

sqlldr username/passw...@server control=loader_agenda.ctl

Abraços,

Marcus Vinicius Miguel Pedro