Na verdade nem é especificamente (ou somente) javascript, alguns os templates
normalmente são custom stylesheets descritas em html, cfrme
http://www.apexninjas.com/blog/2011/03/customizing-report-templates/ por
exemplo exemplifica - mas realmente é como eu disse em outras msgs de outras
threads, a principal dificuldade de quem vem do Forms é que lá vc tinha
built-ins prontas e documentadas para mudar comportamento de tela, de
navegação, de quase tudo, e nas tools web (já que vc está executando a
aplicação em web browsers, que só "entendem" ou html ou alguma forma de java,
principalmente) vc acaba tendo que escrever alguma coisa extra...
 Essa realmente é uma vantagem do formspyder, e é mais por isso, penso eu, que
ele é cobrado : vc está pagando o custo dos desenvolvedores lá deles terem
escrito as tais rotinas todas para vc... E óbvio, Nem Sempre seja qual for a
tool vai ter Todas as rotinas que vc possa precisar para customizar
comportamento de telas/navegação/etc no browser prontinhas - as mais comuns vão
estar lá, ok, mas não confiemos que toda e qualquer necessidade vão ser sempre
supridas pelas rotinas já desenvolvidas/fornecidas, Pode bem Ser que em algum
momento ainda se precise escrever algo...