Bom dia,

   Eu concordo com você em parte dessa afirmação, nessa vida de Oracle tudo
depende… (resposta padrão)… kkkk

   Se eu fosse pesar na balança, um índice mesmo não sendo utilizado a menos
que fossem tipo todas as colunas da tabela indexadas, sem necessidade, na sua
tabela mais atualizada, ainda acho que ele gastaria mais storage do que de fato
CPU para atualização do índice.

  No seu caso, primeiro eu atacaria o que fato está impactando o seu sistema,
se ele está consumindo CPU em quase 100%, verifique o que está ocorrendo dentro
de suas instances, veja suas esperas, faça trace de algumas aplicações e vá
ajustando as queries mais pesadas e lentas.

Obs.: Não é que discordo da força tarefa nos índices, apenas, como sugestão eu
alteraria a ordem dessa atividade deixando-a mais para frente.
Atenciosamente,

 <http://www.mufalani.com.br/>Rodrigo Mufalani - Diretor Técnico |
rodr...@mufalani.com.br <mailto:rodr...@mufalani.com.br> | +55 21 988 994 817
Mufalani - +55 21 3193 0326 | Rua Alm Grenfall, 405, Bl 3, Sl 310, Centro
Empresarial
Wasginton Luiz, Duque de Caxias, RJ | CEP 25085-009 | www.mufalani.com.br
<mailto:rodr...@mufalani.com.br>
 <http://www.mufalani.com.br/> <http://www.mufalani.com.br/>