Ah, só complementando : nessa toada de conectar via software client Oracle
(conexão jdbc thin é outra coisa, é conexão direta sem client Oracle) sem que
vc edite/monte um TNSNAMES.ORA na sua máquina,  além de informar os dados de
conexão todos vc tem TAMBÉM as possibilidades de :
a) conexão via EZCONNECT, onde vc informa
usuario/senha@servername:port/instanceOUservice_name, vide  How To: Perform a
direct connect to Oracle without a tnsnames.ora file
ou
b) vc pode setar a variável TNS_ADMIN apontando pra algum local da sua rede
onde alguém já criou um arquivo TNSNAMES.ORA 'público', todo mundo usa ele
Okdoc ??

|  |
How To: Perform a direct connect to Oracle without a tnsnames.ora file

Technical Article Details : How To: Perform a direct connect to Oracle without
a tnsnames.ora file

    Em quarta-feira, 27 de maio de 2020 09:23:40 BRT, Jose Laurindo Chiappa