Afonso, eu sou de Fortaleza e conheço muito bem as iniciativas daqui e
conheço todas as falácias, inclusive estava coordenador de telecentro
do projeto casa brasil quando este foi abandonado pela PMF e hoje em
dia luto para receber 10 meses de salário atrasado e as comunidades
lutam para tentar manter por conta própria as unidades já que a
prefeitura não as mantém.

Outros fatos que podemos ver em relação ao SL na prefeitura de
fortaleza é o retrocesso na tentativa de aquisição do projeto lego que
por sua vez foi retido graças ao empenho da comunidade local de
Software Livre que lutou para que fosse revisto e dado prioridade à
robótica livre.

Outro exemplo que cito é o dos computadores das Secretarias Executivas
Regionais que usavam Software Livre e hoje em dia usam em sua maioria
Softwares Proprietários.

De Prefeitura Municipal de Fortaleza, eu posso falar um pouco melhor,
pois não vejo só os discursos que são muito bonitos, esses eu vejo na
prática e posso falar com um pouco mais de conhecimento de causa.

Quero que por gentileza mostre os trechos onde você diz que eu
generalizo o poder público, o único trecho que eu noto que falo disso
é onde diz:
"É triste ver como o próprio poder público se aproveita da situação do
nosso país, onde as pessoas muitas vezes se submetem a esse tipo de
bolsa."

Onde é complicado você dizer que generalizo, a menos que sua
interpretação de texto tenha sido diferente do que eu tenha tentado
expressar, o que pode ser comum na leitura de qualquer texto, então
explicarei este trecho enquanto espero os pontos específicos da minha
generalização.

O trecho acima é claro onde digo que o poder público está, nesse
momento (específico) se aproveitando da situação. Se eu tivesse
querido generalizar teria usado um termo próprio para isso, eu teria
dito por exemplo: "É triste como **sempre** o poder público se
aproveita da situação do nosso país". Coisa que não fiz pois existem
sim casos em que o poder público pelo menos tenta fazer algo direito.

No mais, o que nós, cidadãos, exigimos do poder público no geral, não
é favor. Eles são eleitos e (bem) pagos para fazer isso, então não é
de se vangloriar casos de sucesso, estes devem ser reconhecidos quando
hajam, claro, mas não passam de obrigação dos gestores, assim como é
minha obrigação dar aulas de qualidade como instrutor, manter
servidores de pé como SysAdmin e fazer boas traduções como voluntário
de tradução em projetos de SL, não sou rígido só com o poder público,
só espero de todos aqueles que assumem um compromisso, seja no poder
público, esfera privada, terceiro setor ou como voluntário, que o
cumpra com o máximo de qualidade, assim como policio a mim mesmo para
fazê-lo.

E não concordo com muito do que o Anahuac fala, muito mesmo, mas por
mais que eu discorde da maioria do que o Anahuac fala, isso não pode
ser tomado como fator excludente dos comentários do Anahuac. Isso que
você fez, sim, é uma generalização.

Devemos analisar minuciosamente cada fato e não generalizar, como você
me acusou e fez. Devemos sim ouvir mais e falar menos, devemos sim
analisar completamente toda a história e inteirar-se completamente dos
fatos, sem preconceito por conta dos seus autores ou idéias, mas sim
com a mente aberta para poder discutir.

Agradeço realmente o comentário e fico feliz que as discussões sejam
produtivas e bem focadas, quisera eu em mais locais pudêssemos ter
esse nível de debate, o PSL-RN realmente está de parabéns, inclusive
comentei isso com o Pedro Arthur quando esteve aqui para o CESoL.

Abraços

--
Gilfran Ribeiro - "Gil" aka NarfligiX
Tux-CE Member - www.tux-ce.org