Boa tarde senhores!
Estou a alguns dias pesquisando em como fazer um teste de comparações em modelo
com covariáveis e cujos slopes são diferentes significativamente, já que, as
comparações devem ser feitas com as médias ajustadas para as covariáveis. Já
procurei no nablle e pela internet, mais nada esclarecedor. Se alguém já
trabalhou com este tipo de problema e que queira me dar uma dica,
principalmente no que diz respeito a algum material que explique
filosoficamente e matricialmente como funciona as comparações múltiplas neste
casos de covariável e ficarei extremamente grato. Segue um CRM do que eu vos
falo.

set.seed(1)
da <-
data.frame(Trat=gl(5,10),covi=sample(rpois(100,30),50,replace=TRUE),vari=sample(rpois(100,60),50,replace=TRUE),animal=seq(1:50))
da

library(lme4)
ancova <- glmer(vari ~ Trat*covi + (1|animal%in%Trat),data=da,family=poisson)
Anova(ancova)#A interação mostra que as diferenças de slopes entre Trat são
significativas
ancova2 <- update(ancova,~.-Trat:covi)
anova(ancova2,ancova)

library(multcomp)
summary(glht(ancova,linfct=mcp(Trat='Tukey'),interaction_average=TRUE,covariate_average=TRUE))#Acredito
 que isto é feito sem correção para as covariáveis.

Em algumas buscas, encontrei que a função effect da library ``effects'' faz tal
ajutes, mais não estou seguro quanto ao seu uso. Por isso, com o entendimento
de como funciona isto matricialmente e acho que consigo resolver via 'glht'.

\begin{signature}
<<>>=
Prof. Dr. Ivan Bezerra Allaman
Universidade Estadual de Santa Cruz
Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas
Ilhéus/BA - Brasil
Fone: +55 73 3680-5596
E-mail: ivanala...@yahoo.com.br/ivanala...@gmail.com
@