On Sat 20 Jun 2009 16:08:47 Rafael de Paula Herrera wrote:
> - quando escaneam uma rede ou maquinas isoladas?
> - como fazem pra descobrir exploits? (nessus msm?)
> - como monitoram as atividades em seus servidores? analisam logs o
> tempo todo? ferramentas ids? honeypots?

Em servidores o básico é mante-los sempre atualizados e longe de problemas, o
"longe de problemas" a que me refiro é _não_ fazer besteira (sim, me refiro ao
ser que está entre o monitor e a cadeira). Fique sempre atento aos reports de
segurança (existem sites muito úteis p/ isso), pois em muitos casos o tempo de
resposta dos mantenedores das distros é alto demais p/ o meu gosto, então, em
alguns casos é necessário apelar p/ upgrades diretos.

Softwares MUITO úteis numa rede são as próprias ferramentas GNU do sistema, e
coisas como Nagios, Cacti (tem que saber interpretar os gráficos), Snort,
OSSEC, vários scripts p/ detecção de intrusão específicos, etc...

Logs são sempre importantes, é por eles que você começa a diagnosticar as
coisas quando algo está errado, como o volume sempre é muito grande (dados) vc
deve analisar/procurar comportamentos/assinaturas fora da rotina (senão vc
acaba se perdendo no volume e não acha o que precisa). Ferramentas existem aos
montes p/ automatizar essa análise.

Clientes geralmente usam aquele SO estranho, então você meio que passa o tempo
todo "apagando incêndios" (graças a Deus não dou suporte p/ esse SO). Uma
coisa interessante que tenho notado que ajuda MUITO nisso é que os logs do
Squid, especificamente o cache.log, ajudam a identificar máquinas com aquele SO
estranho "impestiadas" de tudo quanto é tranqueira, tem sido MUITO eficaz no
diagnóstico de coisas não usuais (onde anti-vírus não tem surtido efeito).

Enfim, esse thread é extenso e as soluções são inúmeras.

--
Herbert

http://www.istf.com.br/perguntas/