Eu uso um linux pelado mesmo, com um script de firewall e outro para
qos. Não uso mais Squid nos computadores pessoais porque o cache do
browser é tão bom quanto, muitas vezes até mais rápido.

Também faz muito tempo que não presto serviço para montar um roteador,
então não ligo muito para toda essa besteira de filtros e relatórios.
Já não ligava muito antes, sempre tentei argumentar que é uma questão
de educar o pessoal ao invés de simplesmente ficar correndo atrás de
um zilhão de URLs para filtrar. Isso sem contar quando os caras
descobrem que dá pra usar algum tunel/VPN para burlar o proxy (ex:
quem bloqueia a saida na porta 22? pois é... :)