Renato,

Toda esta discussão surgiu justamente na intenção de compartilhar conhecimento.

O post original não tinha detalhes e eu citei duas alternativas:
procurar uma consultoria, se fosse urgente, ou detalhar melhor o
problema, para que alguém apontasse soluções.

Eu não vou focar na primeira, mas a segunda, já que parece que "as
firulas" não ficaram claras:

O processo básico para resolver um problema é bem simples: entende o
problema e com este entendimento tu pode apontar soluções.

Se reler o e-mail original, não há qualquer menção ao firewall ter
sido comprometido, só disse que "a empresa foi hackeada". Se tu não
sabe onde foi o problema, como que tu aponta uma solução, ainda mais
num caso como este, que dependendo do que for feito, pode piorar a
situação e até mesmo impedir/prejudicar uma eventual investigação?

Depois de tudo, é muito fácil falar, "ah mas é só olhar no syslog", só
que é isso mesmo? Quem garante que o syslog não foi modificado? Quem
garante que o /var/log/wtmp e/ou /var/log/utmp não foi modificado?
Quem garante que não tem um rootkit nas ferramentas do coreutils
(less, cat e etc.) ou o grep?

Sem saber o que aconteceu, a gente poderia simplesmente falar para ver
num log e ele poderia encontrar um IP (que pode não ser de onde veio o
ataque, pode ter sido só um proxy). Isso resolve o problema? Talvez,
nós ainda não conhecemos o contexto. Isso gera algum conhecimento para
alguém que acompanhe a discussão? Eu duvido muito.

Na verdade, se tem algo que esta discussão mostra é justamente o
contrário, e eu nem estou falando das trocas de ofensas. Se alguém
mais inexperiente esbarra nesta thread, o que ele vai aprender? Vai
aprender que tem que olhar no /var/log/syslog, mas por quê?

Será que ele sabe que é porque o Slackware não usa PAM e por padrão o
log do ssh grava coisas no syslog? E se ele pega um sistema com PAM,
será que ele sabe que o log certo passa à ser o auth.log?

E todo o procedimento básico ao ter um servidor comprometido, será que
alguém aprendeu algo? Do jeito que foi descrito, eu tenho a impressão
de que o servidor comprometido continuou em produção até o autor do
post original ter trocado por um Debian.

Eu concordo que as reações foram péssimas, mas tu não pode dizer que
não tentamos compartilhar conhecimento.