Não tem alguma coisa relevante no log do X? (/var/log/Xorg.N.log, onde
N é o número do display, geralmente 0)

E no dmesg (/var/log/messages), mostra algo relacionado à placa de vídeo?

Um pouco nada a ver, mas eu aconselho à testar o driver open source.
Melhorou bastante, ainda mais para as placas mais novas.