> [...]
> vantagens que ele oferece. Por mim, os scripts teriam ainda mais
> "bashismos".
>
> Já entrei numas de deixar os scripts agnósticos de shell um tempo atrás, mas
> depois vi que mais atrapalhava do que ajudava. De quê adianta ter uma série
> de recursos a disposição no bash (ou ksh) e ter que voltar para a idade da
> pedra usando o ash e ficar fazendo vários malabarismos.
>
> Inclusive esse foi um dos motivos de ter o bash no instalador. Antes os
> scripts todos tinham que rodar no ash (que era a shell do instalador).

Eu concordo com isso até o momento que alguém usa um shebang com
/bin/sh. Acho que se quiser usar bashismos, zshismos, cshismos,
fishismos e qualqueroutroshellismo deveria ter o shebang dizendo o
shell que deve usar, pelo menos. :\

No caso do bash isso é ainda mais chato porque muita gente assume que
o /bin/sh é um link para o bash.

> Ah! Array existe em POSIX, não existe no Bourne Shell (que muita gente
> confunde um com o outro). Dá para fazer A[0]=1 ; A[1]=2 ; A[2]=3 e
> referenciar o ${A[2]} em um script no POSIX shell, igual no bash. Mas
> algumas outras operações (e sintaxes) só no bash mesmo.
>
> Piter Punk

Eu sempre achei que o Bourne Shell era o POSIX shell. É legal saber,
mas faz um zilhão de anos que eu não faço algo "portável" de shell. Na
maioria das vezes é bem mais prático fazer um scriptzão em Python
mesmo. :)