Como disse antes, nada te impede de cobrar, mas se tu oferecer dois
produtos exatamente iguais, um grátis e outro pago, a maioria das pessoas
vai escolher o grátis.

Isso tira um pouco o incentivo para cobrar e faz com que os desenvolvedores
explorem outros modelos, como licenciamento multiplo ou suporte.

Este é o tipo de material da FSF que eu acho meio desconectado da
realidade. É muito bonita toda essa filosofia, mas nem sempre ela é prática
ou adequada à nossa realidade.