On Feb 2, 2008 8:02 PM, Guilherme Alves <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> Amigos, boa noite!!
>
>   a - Qual comando eu consigo visualizar o history de um determinado usuário?

Supondo que esse usuário tenha ativadoa gravação do histórico no
shell, bastará ler o arquivo correspondente, normalmente guardado no
diretório do usuário. Se o shell fos csh o arquivo será ".history"; se
o shell for bash, será ".bash_history". O sh não grava histórico.

 Observa que nada garante que tais arquivos existirão. No tcsh, por
exemplo, a variável "histfile" determina que arquivo será usado. O
bash também permite fazer isso mas não o tenho instalado e agora estou
com preguiça de pesquisar. :-)

Leituras recomendadas:

     man csh
     man sh
     man <seja-lá-qual-for-o-shell-do-usuário>

>   b - Qual é o comando que eu consigo visualizar os programas que tem
> instalado na máquina?

Se te referes a programas instalados via ports, pkg_info ajudará. Se
queres saber quais são *todos* os programas disponíveis, um

     ls /bin /sbin /usr/bin /usr/sbin /usr/local/bin

mostrará tudo. Acrescenta /usr/X11R6/bin se não usares Xorg 7.x. A
lista é enorme.

--
Carlos A. M. dos Santos