Caro JM, caros da lista, colegas do CA

Um esclarecimento se faz necessário com respeito à mensagem enviada pelo JM
acerca da decisão do CNPq sobre seu pedido de bolsa de pesquisa.

O Comitê (CA) recomendou vários projetos que não foram contemplados, segundo
eles, por falta de dinheiro. Segundo eles, seriam necessárias novas bolsas; em
Outubro, pedimos que criassem mais cinco pelo menos, mas nada ocorreu. Novas
bolsas são necessárias não somente para que novos pesquisadores entrem no
sistema mas também  para que pesquisadores 2 possam progredir para 1. De cada
bolsa 1, pode-se criar duas bolsas 2. Estamos analisando criteriosamente os
pesquisadores 1 (independentemente de seu renome) para ver se eles realmente
cumprem os ditames que estão nas “condições” propostas pelo CNPq para
pesquisadores (cada nível tem condições a serem cumpridas). É fácil ver que
muitos não cumprem, e deveriam ser desclassificados ou rebaixados. Isso pode
ser feito quando do pedido de novas bolsas por parte deles, e na minha opinião
isso DEVE ser feito. Se um PQ 1 descer para 2 ou for eliminado, abre-se uma
nova vaga. Mas é preciso um pouco de paciência; não se consegue mexer com tudo
de uma só vez.  Recomendo que não desistam, continuem insistindo, enviando
novamente projetos cada vez melhores e voltados para a Filosofia; lembrem que a
área é Filosofia, e não, por exemplo, Matemática ou Ciência da Computação.
Assim, insistam nas relações de seu trabalho com questões filosóficas, e
centrem fogo em publicações em revistas de Filosofia.  Na hierarquização, um
trabalho em revista filosófica é priorizado em relação a um trabalho em revista
de outra área de mesmo mérito.

Décio Krause
Departamento de Filosofia
Universidade Federal de Santa Catarina