http://static.videoegg.com/ted/flash/fullscreen.html?v=/ted/movies/ARTHURBENJAMIN-2005&cid=/ted/movies

O video inteiro é interessante. O que eu estou falando acontece no
instante 5:46.

Ele pega o numero 8649, aparentemente aleatorio e manda as pessoas multiplicarem
por algum numero de 3 algarismos.

As pessoas ficam com um numero de 6 ou 7 algarismos. No caso todas
ficaram com 7 e ditaram pra ele 6 desses algarismos em qualquer ordem
e depois ele adivinha o algarismo que esta faltando.

Eu estava rabiscando e comecei a formalizar alguma coisa..

Supondo que eu pensei no numero abc, então quando eu multiplicar por
8649, obtenho 864900a + 86490b + 8649c, e este pode ser decomposto como

864900a + 86490b + 8649c = 1000000*A +100000*B + 10000*C + 1000*D +
100*F + 10*G + H

O que acontece é que o magico nao conhece a,b e c e eu falo para ele 6
dos numeros A,B,C,D,E,F,G,H e ele nao sabe qual é qual. Mas descobre
qual falta.

Eu desconfio que que pelo fato do numero dar 6 ou 7 algarismos, ele restringe
os possiveis valores para a,b e c. Se tiver algum algarismo repetido
deve restringir mais ainda...

--
Niski
http://www.ime.usp.br/~niski