É preciso distinguir. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

É preciso separar e tratar de maneira distinta os diversos tipos de crimes.
Podemos contribuir com a doutrina (à revelia dos doutrinadores) classificando-os da seguinte forma:
a) ordinários: aqueles que em sua maioria decorrem da situação social e das oportunidades de delinquência que se apresentam aos jovens (furtos, roubos);
b) materialmente hediondos: aqueles da Lei 8072/90 nos quais a hediondez seja concretamente aferida;
c) crime organizado.

Poderíamos esquematizar a repressão assim:
Autores de crimes ordinários, agentes do crime organizado -> penas razoáveis, prestação de serviços, etc.
(finalidade da pena: punição do criminoso, prevenção do crime (em abstrato) e recuperaração do agente para o convívio social)
Autores de crimes hediondos/hediondos, chefes do crime organizado -> penas longas em regime fechado.
(finalidade da pena: punição do criminoso, prevenção do crime (em abstrato) e defesa da sociedade no período em que o agente estiver encarcerado)