> Beleza ... dei uma olhada la em src/backend/command/sequence.c e essa
> constante está bem documentada até... entao no caso de alguma interrupção
> eventual do servidores poderemos ter esse "pulo" de 32 na sequence então...

Exatamente. Se alterarmos a constante para 0 e recompilar, cada nextval()
irá escrever no WAL.
O quanto isso afeta na performance não sei dizer, acredito que não afetará
muito. Por outro lado
não é bom contrariar os deuses do Postgres.

Na prática, este "pulo" que pode haver no valor corrente da sequence, não
deve ser problema, uma vez
que a aplicação não deve depender do valor resultante de nextal().

--
Matheus Ricardo Espanhol