Continuei a instalação sim, mas acho que descobri onde eu errei. Estava
tentando instalar o ksynaptics para conseguir desabilitar o touchpad, então
desinstalei o gsynaptics. Não consegui instalar o ksynaptics (não sei se ele
foi descontinuado) e esqueci de reinstalar o gsynaptics. Quando reinstalei o
ambiente gráfico voltou a carregar, mas agora tenho outro problema pois nem
o teclado, nem o touchpad ou mesmo um mouse USB estão respondendo aos
comandos. Ou seja, a tela de login do KDE aparece, mas o notebook fica
congelado nela.