Boa tarde Paulo,

Eu não afirmei. Eu dei a minha opinião, baseado na minha experiência
> profissional que, diga-se de passagem, não é pouca, graças aos deuses.
> Concordo que esse detalhe deveria ter sido mencionado desde o início, pelo
> bem do diagnóstico e do foco da lista.

Falou tudo!

> Para verificar problemas de lentidão, fazem-se necessárias duas
> verificações
> primárias:
>
> 1 - O quanto os aplicativos estão consumindo de recursos da máquina, em
> ambos os sistemas operacionais.
> 2 - Consumo de banda pelos aplicativos em ambos os sistemas operacionais.
>
> No Ubuntu você poderia utilizar os aplicativos top e ntop (ou o monitor do
> sistema, no menu Sistema > Administração) para isso. No Windows deve ter
> alguma coisa semelhante, mas, faz tanto tempo que não uso esse sistema, que
> não me lembro mais. Elas foram feitas?

Isso se encaixa no quesito internet. Lembrando que vírus podem consumir
bastante
banda, e se tem máquina Windows na rede isso deve ser averiguado. Mas até
onde
eu sei não foi feita nenhuma investigação ainda neste sentido.

> Com essas duas verificações você teria condições de, pelo menos, desconfiar
> quem seria o "culpado", e não estaríamos trocando esses e-mails agora ;-)

Eu ainda teria uma questão a adicionar, voltando ao hardware e S.O. Se o
sistema
apresentar lentidão (mouse "dando saltos", ou texto demorando a escrever)
temos
que partir para a verificação dos recursos disponíveis do sistema, os
aplicativos
sendo executados, e para aí então poder investigar o hardware.

> Sim, é ótimo que isso aconteça, mas não foi o que entendi no e-mail que
> respondi. Assim como eu, muitas pessoas poderiam, equivocadamente, entender
> as coisas pela metade, ou de maneira contrária. Portanto, achei que a
> thread
> merecia uma correção de rumo, e deixei o meu exemplo como argumento de que
> eu não concordava com tese do "culpado" ser o mordomo... Digo o hardware,
> pelo menos por enquanto. O exemplo do Túlio ajudou a reforçar minha
> opinião.

Bem, mas vc entendeu pelo menos o por que eu insisti neste problema né?!?!?!
=D
Os fatos enriquecem nossa experiência, e às vezes, equivocadamente, jogamos
culpa em uma coisa baseada no que aprendemos. Pode ser que eu esteja certo,
ou
não. Vai depender das outras variantes, se todas estiverem em perfeita
harmonia,
então só restaria esta. Por este motivo preferi começar pelo hardware.

Abraços