Caro Gabriel!
É óbvio que desligamos pelo botão On-Off ou desligando a fonte de energia... O que esperamos é encontrar uma solução mais técnica para um problema que parece ter mais casos envolvidos...
Talvez seja um bug...
Não sou técnico, mas embora rode várias distros derivadas do Ubuntu ou Debian atualmente (no mesmo notebook), somente o Kubuntu 11.10 ocorre isso...
[]s