On Thu, 19 Jan 2006 12:59:27 -0000
"varzead" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Aqui em Floripa existe uma febre de Java

Bom acho que não é só em Floripa ;o)

> e só em pensar em contratar alguém para fazer customizações no Plone,
> meu chefe quase teve um infarto, e além do mais não conheço
> ninguém que programe Python aqui.

Se vc for procurar em Joinville no Insituto Superior Tupy tem chance
de encontrar, lá o Marco André fez um trabalho pioneiro de adotar Python
em algumas disciplinas, o que fomentou o interesse por Python por lá.

> Aí vem toda aquela história, se o cara souber provavelmente vai ter um
> custo mais caro do que um cara que sabe Java

Acho que esse é um mito! Eu pelo menos não vejo a situação dessa forma.
Um cara *fraco* em Python, Java, VB, ... será sempre mais barato do que um
cara *forte* em Python, Java, VB,..

> e pode ser encontrado em  qualquer esquina.

Outro fator de custo importante é o tempo de desenvolvimento, este sim
relacionado diretamente a tecnologia. Uma tecnologia de desenvolvimento
rápido é mais barata do que uma tecnologia de desenvolvimento lento,
e não vou nem dar nome aos bois.
Apenas digo que um argumento para o problema cardíaco do seu chefe, é
sempre se perguntar:

 """Além do custo, quanto tempo o
cara-que-pode-ser-encontrado-em-qualquer-esquina
  leva para fazer o serviço"""

Outra coisa, cuidado com esse termo
cara-que-pode-ser-encontrado-em-qualquer-esquina
costuma fazer um "outro" tipo de programa ;o)
Não sabia que os caras de Java estavam nessa situação (desculpe, não resisti)

> Vivo quebrando o pau aqui por causa disso, mas acho que vou ter que
> acabar engolindo a migração para outro CMS. Aff :(

Eu entendo a dificuldade, é difícil mesmo! Ouvi este mesmo depoimento
de vários desenvolvedores durante a Europython 2005, ou seja,
na Europa é a mesma pindaíba.

Abração
Senra