Oi Carlos,

Eu já vi algo parecido em uma feira de aviação, era um ultraleve desses de asas
colorida, usava um tubo envolvido por um perfil de alumínio, me pareceu
inclusive que o tubo interno era de alumínio.

Porém a coisa não me parece tão simples, um tubo circular tem características
de tração e compressão muito diferentes de um tubo chato (forma de gota), não é
só uma questão aerodinâmica, o tubo achatado é muito mais resistente, um tubo
circular convencional precisa ser muito maior para atender as mesmas
especificações, isso aumentaria o peso.

Dessa forma, não sei se o colega que usou a solução do perfil de alumínio fez
também os calculos de carga, pois uma alteração estrutural dessas só deve ser
feita com muito rigor, afinal de contas o Altair não faz as coisas no "eu acho
que assim funciona"...foi tudo calculado para aquele tipo de perfil e material,
o projeto é rico em detalhes aparentemente simples, mas muito funcionais, como
por exemplo o próprio montante, sustentado em um único pojnto da fuselagem, no
mais, você voaria em uma máquina sem ter 100% de confiança? Além da falta de
respeito pela própria vida, é uma falta de respeito a todos os mártires da
aviação que já morreram fazendo testes pra gente voar com segurança.

Bem, isso abre até um leque pra questões polêmicas, mas vemos que construir uma
aeronave não é só uma questão de custo, o que fazer com o dinheiro se não
podemos comprar a matéria prima, falta madeira,  falta parafuso, falta
montante...

Abraços,

Renato