Olá Eduardo

Esse problema que você está falando de dar erro quando acessa direto pelo
ip interno pode ser porque na configuração está indicado um endereço
externo.

Já instalei o FreePBX e só era possível utilizar um endereço (pois ele
constroi os links das páginas com base nesse endereço), então, sempre uso
o endereço visível pela internet.

Não sei no Trixbox como é, mas essa configuração fica no amportal.conf.

Até mais

Fábio Porcel Marcatto
Axis Focus