Olá Ciro sei como a comunidade penou para deixar o Asterisk "Estável" iniciei
com o Asterisk em 2005, muitos problemas existiam na época hoje com certeza
tudo esta mais fácil.

Tenho Asterisk Rodando em grandes call-centers com o dia-dia os problemas vao
sendo resolvidos uma hora um bug aqui outro alí com paciencia e dedicação tudo
vai sendo resolvido.

Mas tenho mudado muito a minha visão sobre o Asterisk mts aqui mesmo da Lista
aprenderam como ele funciona sugaram tudo que podiam perguntado e sumiram do
mapa, o povo da Cumunidade Asterisk anda desunido Asterisk 1.2 1.4 e 1.6
projetos andando de forma paralela um tentando arrumar problemas e melhorias
que uma versão anterior deixou de suprir.

Asterisk não é uma Solução Trivial !!

Nestes anos de Caminhada o Asterisk pecou bastante ainda mais quando nos
referimos na parte de desenvolvimetos, a única maneira de pegar eventos é com
AMI uma bagunça danada sem padroes da forma que ele dispara os eventos sobre
Socket, os systemas que eu tenho feito sobre Plataforma Asterisk (Ligações em
realtime, sistema de presence em realtime, etc etc), são uma bagunça sem
padroes que dao dores de cabeça constantes.

Não quero desmerecer o Asterisk ele foi revolucionário, atualmente estou
testando o Freeswitch com um freeBSD 7.2 bem estável muito fácil de se
desenvolver sistemas para callcenters com monitoramentos, systema de gerencias
etc versao 1.0.10 e já esta com suporte total a R2 para o brazil, coisa que o
Asterisk já deveria ter a muito tempo me lembro das gambiarras com UNICALL para
o asterisk suportar o R2 isso foi uma vergonha...

Espero que o Freeswitch venha para que possamos olhar o Asterisk com outros
olhos assim como estou hoje, sinceramente ele é tao novo e já tem tantas coisas
tao mais fáceis e melhores q o Asterisk.

[]'s

Eng Eder de Souza