Sei que as centrais PBX tradicionais são caras e dependendo dos recursos ela
chega a ser proibitiva para pequenas e médias empresas. As grandes empresas,
segundo as notícias, fazem realmente economia usando o voip porque possuem
realmente um grande número de chamadas todos os dias, o que justifica um
investimento no voip.

O meu foco é nas empresas de pequeno e médio porte. Elas realmente podem ter
economia "real" isto é, as despesas de manutenção e implantação divididas ao
longo do tempo são menores que esses mesmos critérios para uma central
tradicional ? Como medir a real economia ?

Não conheço muito sobre centrais analógicas e em especial as de grande porte.
Sei que elas estão acabando e as empresas como Nortel, Siemens, Alcatel Lucent,
Avaya estão acompanhando o voip e em especial o SIP em seus telefones. Com
essas empresas se modificando será que não corre o risco do asterisk ficar sem
mercado ?

Até que ponto existe economia sendo que se considerarmos o tempo de
customização e configuração de um sistema asterisk pode levar muito mais tempo
que simplesmente instalar uma "caixa fechada" e sair usando ? Não é afinal o
trabalho final, a aparência que conta para o cliente ?

Estou começando no negócio de voip. Tenho muuuito a aprender e reconheço isso.
Como não posso atuar em tudo ao mesmo tempo e nem tenho esse para desperdiçar,
qual o caminho das pedras pergunto a vocês da lista mais experientes.

Conseguiria (me falta a chance) de conseguir clientes dispostos a pagar por
essa tecnologia num preço justo ? Quanto posso cobrar ? No que eu deveria das
suporte ? Aplicação ? Hardware ? Tudo ?

O cliente sem dúvida precisa sair satisfeito mas também não é... o fornecedor
da solução tem que fazer tudo ( instalação de cabos de rede, manutenção de
micro, etc.) Sem dúvida é preciso ter o jogo de cintura para fornecer o
necessário ao cliente e ainda não deixar que esse abuse de você !

O que acham do FreePBX ? AsteriskNOW servem para pequenas empresas ? Possuem
sistemas com esses rodando no ambiente de produção ?

Vocês colocam sempre placas semelhantes (E1, analógica, placa-mãe) ?
Possuem algum telefone realmente homologado por vocês ( não é homologação da
Anatel e sim de você(s) próprios). Isso deve dar mais garanrtia na hora da
implantação para evitar problemas futuros.

Grato pela atenção de todos !