Carlos,

Eu prefiro fazer este tipo de validação direto no AGI, pois os comandos do extensions também funciona no AGI. E também toda alteração feita no extensions você precisará executar o reload ou extensions reload.... No AGI você não precisa fazer isso...

Bem, segue abaixo os códigos que acho que serve para você estudar:

extensions.conf
exten => *,1,NoCDR()
exten => *,2,Agi(posicao.php)
exten => *,3,GotoIf($[${status} = 'OK']?4:6)
exten => *,4,PlayBack(activated)
exten => *,5,Hangup()
exten => *,6,PlayBack(de-activated)
exten => *,7,Hangup()

posicao.php
if (conexao_ok){
    $status = 'OK';
    $res = enviaComando(" EXEC SET status=\"".$status."\" \n",STDOUT,STDIN);
}
else{
    $status = 'NOK';
    $res = enviaComando(" EXEC SET status=\"".$status."\" \n",STDOUT,STDIN);
}

Lembrando que você também pode passar valores para um AGI:

exten => *,1,DeadAgi(posicao.php,${CDR(dstchannel)})

e no AGI você pega assim:

$posicao = $argv[1];

Att.
                '''
               (o o)
+---------oOOO--(_)------------------+
|  Cesar Augusto Gaspar              |
|  MSN: cesarg...@hotmail.com        |
+----------------------oOOO----------+
              |__|__|
               || ||
              ooO Ooo

Carlos Eduardo Sabatini escreveu:
Valeu Léo,

Cessar
1º obrigado pela ajuda.
2º o seu script funcionou certinho, só fiquei com uma duvida, se eu quiser trabalhar com o retorno do agi no exten como eu faço, por exemplo vou usar o agi para gravar informações no banco mysql, se inserir com sucesso quero retornar um ok para o exten, se der algum erro vou retornar sem sucesso para o exten, que por sua vez vai tocar uma msg de erro para o usuario e vai dar hangup.
Como tratarei isso na exten???

Ronaldo
Obrigado a voce tambem pela ajuda
O que vc quer dizer quando escreveu "Eu instalei o phpagi dentro do /var/lib/asterisk/agi-bin/phpagi." O que seria isso??
E porque vc não usa o STDIN, STDOUT, e STDERR, alem do script que o Cesar mandou, vi sobre esses manipuladores ou ponteiros na internet e no livro "Asterisk o futuro da telefonia"

Obrigado