Cara, não sei c entendi o problema todo, mas a parte do escolher um tronco com base no nº sim.

No channel vc pode colocar algo do tipo:

Channel: Local/numero@contextoQueDecidira

Esta sintaxe mandará o numero neste contexto e lá vc efetua o Dial, o resto do .call não precisa ser alterado pois seguirá normalmente.

Falows