Boa noite pessoal

Estou eu aqui voltando pra dar feedback e deixar o registro na lista para futuras consultas.
Obrigado a todos pela ajuda.
Consegui até uma conta no servidor do Everton pra fazer consultas grátis. Obrigado cara! Eu preferi seguir a sugestão do Thiago Coutinho e usar o banco do asterisk (AstDB) para que fique o mais simples possível.

Meu extensions.conf ficou assim:

exten => _X.,1,NoOp(--> DE ${CALLERID(num)} PARA ${EXTEN} <--)
 same => n,Set(OPERADORA=${DB_EXISTS(portabilidade/${EXTEN})})
 same => n,GoToIf($["${OPERADORA}" = "1"]?consultado,${EXTEN},1:novo)
 same => n(novo),Noop( --> NUMERO NOVO <-- )
 same => n,AGI(consulta_op.php,${EXTEN})
 same => n,NoOp(--> ${OPERADORA} <--)
 same => n,Set(CDR(userfield)=${OPERADORA})
 same => n,Set(DB(portabilidade/${EXTEN})=${OPERADORA})
 same => .... continuação para sair pelo chan_dongle...
 same => n,HangUp()

Caso já tenha havido consulta, vai para o contexto [consultado]

[consultado]
exten => _X.,1,Noop( ---> CONSULTADO <--- )
 same => n,Set(OPERADORA=${DB(portabilidade/${EXTEN})})
 same => n,Set(CDR(userfield)=${OPERADORA})
 same => n,NoOp(--> ${OPERADORA} <--)
 same => ... continuação para sair pelo chan_dongle
 same => n,HangUp()

No final do dia posso colocar o comando asterisk -x 'database deltree portabilidade' na cron pra apagar a family portabilidade e, com isso, zerar tudo para re-começar no dia seguinte.

E ai ? Tá bom ??  Aceito sugestões.

Obrigado novamente pela colaboração dos colegas de lista

Anivaldo
WORKOFFEE KHOMP: em Junho serão 2 edições do workshop
gratuito da Khomp:  dia 11 em Brasília, e dia 18 em Curitiba
Aproveite e conheça os lançamentos: EBS Server PRO e UMG 100
Garanta sua vaga e saiba mais em: www.workoffee.com.br
DIGIVOICE: Fabricante pioneiro em Banco de Canais e Placas E1, GSM, FXO e FXS
para Asterisk e Elastix. Temos Cursos de Telefonia IP e Asterisk.
Construa soluções de PABX IP com produtos DigiVoice - visite
www.digivoice.com.br