Assunto: Agricultores dos EUA não querem mais saber de transgênicos

Agricultores dos EUA não querem mais saber de transgênicos

 

“Os agricultores americanos não querem mais transgênicos”, diz Rodney Nelson, fazendeiro dos EUA que tentou produzir a soja transgênica Round UP Ready em parte de seus cultivos, voltou atrás, mas acabou tendo a sua plantação contaminada pela variedade geneticamente modificada. “Nós perdemos mercado para o nosso produto em todo o mundo e os preços das sementes disparou”, diz Nelson. “Além disso, aqueles que tentam produzir soja não modificada têm suas lavouras contaminadas e acabam sendo processados pela Monsanto por quebra de patentes”, diz o agricultor, que está sendo processado pela empresa multinacional.

 

Rodney Nelson está no país para participar do Seminário “O Risco dos Transgênicos – Propostas da Sociedade”, que acontece nos dias 18 a 20, em Brasília. O evento deverá reunir cerca de 100 representantes de organizações de agricultores familiares, organizações ambientalistas e entidades de defesa dos consumidores para formular propostas para o governo visando enfrentar a questão da comercialização da soja contaminada por transgênicos no Rio Grande do Sul.

 

De acordo com ele, as associações de agricultores dos EUA estão agora tentando impedir a Monsanto de introduzir seu algodão geneticamente modificado no mercado. Na sua avaliação, a batalha em relação à soja já está perdida. “Uma vez que ela entra em um país, contamina tudo, e não há como voltar atrás”, diz. De acordo com o agricultor, o preço das sementes transgênicas tiveram seu preço multiplicado por 6, no mercado dos EUA, desde que foram introduzidas, há cinco anos. “E a tendência é que continuem a subir de preço. Hoje não é possível comprar qualquer semente no país que não esteja contaminada”.

 

Nelson também contesta afirmações da Monsanto de que a soja transgênica não contamina outras lavouras, por ser uma planta que se autopoliniza. “Isso não é verdade. Foram realizados testes em que se tentou produzir soja não modificada perto de lavouras modificadas e a contaminação foi superior a 60%”, diz.

 

Nelson se encontrou na segunda-feira com o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, e com o presidente da Federação dos Agricultores do Mato Grosso, Edson Ricardo Andrade. “Eles se interessaram muito pelo que eu tinha a dizer. Acho que agora vão tomar mais cuidado e reavaliar o seu relacionamento com a Monsanto”, afirmou o agricultor. “Eu não prego o banimento dos transgênicos. Eu apenas conto o que aconteceu em meu país, como é o padrão de trabalho da Monsanto e as pressões que vêm junto com esse padrão”. Maggi, além de governador do Mato Grosso, é o maior produtor brasileiro de soja.

 

Outro convidado dos EUA para o seminário é o economista Dennis Kitch, ex-diretor da divisão de biomateriais do US Grain Council, baseado no Japão, coordenando a política de biotecnologia e aceitação pública no continente asiático. Durante o seminário, Kitch deverá falar sobre a dificuldade de aceitação de produtos geneticamente modificados pelo mercado internacional. Kitsh também deverá participar do encontro com o governador do MT.

 

Entre os convidados nacionais do seminário estão Flávio Gandara, da ESALQ-USP, que falará sobre o risco dos transgênicos para a agricultura, e Fátima Oliveira da UFMG e Sec. Executiva da Rede Feminista de Saúde, falando sobre implicações para a saúde.

 

WEB SITE DO SEMINÁRIO:

http://www.socid.org.br/transg/ameaca_transg.htm

 

ENTIDADES PROMOTORAS

 

- ANA - Articulação Nacional pela Agroecologia

- Campanha "Por um Brasil Livre de Transgênicos"

- CONTAC - Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria da

Alimentação e Assalariados Rurais

- CONTAG - Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura

- CUT Nacional - Central Única dos Trabalhadores

- FETRAF-SUL/CUT - Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar -

Região Sul

- MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

Núcleo Agrário do Partido dos Trabalhadores - Câmara Federal

 

 

Para maiores informações ou para marcar entrevistas com os convidados:

 

André Muggiati

Assessoria de Imprensa

(11) 9612-7280

 

Maria José

(048) 9971-0351

 

ou

 

Jean Marc von der Weid

Coordenador do Programa de Políticas Públicas

AS-PTA - Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa Rua da Candelária, 9/6º andar

20091-020  Rio de Janeiro   RJ

Tel.: 55 21 2253-8317

Cel.: 55 21 9608-2862

Fax:  55 21 2233-8363

 






Reply via email to