Bill: "Acho q é algo que devo declarar em algum arquivo para que ele
assuma o layout padrão pra todas páginas."

O padrão já é o "/views/layouts/default.thtml".
Se você já criou este arquivo, este será usado sem precisar declarar
mais nada.

Caso queira usar outro layout, ai sim você deve fazer como o Thiago
Paes respondeu:
Dentro do controller você informa qual quer usar:
$this->layout = 'default_2';

Falo!