Se você está usando o Helper Form e Cake 1.2, você pode fazer no seu
input assim:
$form->input('Tabela.campo', array('dateFormat' => 'dmy'));

Assim ele gera os três campos (dia, mês e ano) separadamente para
escolha.

Se você está visualizando a data vinda do banco de dados, você pode
usar o Helper Time:
$time->format('d/m/Y', $data);

Eu, particularmente, prefiro trabalhar sempre com a data no formato
"inglês" (y-m-d) que é mais compatível com todas as funções do cake e
do php. Apenas na hora da visualização que eu transformo-a em d/m/y.

Se você permitir o usuário incluir a data na mão, aconselho você
importar a core Validation e utilizar o método date para checar. Por
exemplo:
App::import('Core', 'Validation');
if ($this->Validation->date($this->data['Tabela']['campo'], 'dmy')) {
  // OK
} else {
  // Data inválida
}

Assim ele faz a validação da data com ano bissexto e tudo mais. :)

Juan Basso