Bill,

Acho que é necessário setar o layout no controller, antes que o
index.ctpseja renderizado.

Veja um post do "DJ Spark" naquela thread entitulada "*Layout ERA Re:
othAuth..."*. Num dos últimos e-mails da thread o Spark estava me explicando
sobre o requestAction, e lá ele dizia para "setar" as variáveis

$this->autoLayout = false;
$this->autoRender = false;

dentro do controller, evitando assim, que fosse renderizado alguma view. No
seu caso, claro, você não vai fazer isso, mas vai fazer algo como:

$this->layout = 'outrolayout';

Sempre no controller. Veja o trecho cortado da mensagem:

-- Quote --
Aí, se as coisas complicarem (por exemplo, num site, você pode ter
um layout para a home, e outro para as paginas internas), é só mudar o
layout no controller,
  $this->layout = 'outrolayout';
-- end Quote --

Acho que é exatamente o que você precisa.

Abraço,
Benito.