Na verdade não era isso que estava procurando,

Eu queria algo que me falasse qual é a direção e chave corrente da
paginação... para poder dar aquela informação ao meu usuário de que a página
esta ordenada pelo campo Nome e Descendente.

Achei o seguinte métodos PaginatorHelper::sortDir e PaginatorHelper::sortKey
http://api.cakephp.org/1.2/class_paginator_helper.html#ec465140578493ae1bffa8bdce2109e1

Acho que era isso que precisava. Mas valeu pela intenção.
Abraços

--
Joao Jose Pedrini
[EMAIL PROTECTED]