Paulo,

Eu estou usando um tradutor, peço desculpas se é ilegível :-)

Não creio que haja um caminho para este Cake construído utilizando-se
os métodos, você terá de criar uma base de dados usando o Modelo::
query (), bem como a abrir o arquivo de configuração com fopen () e
escrever a nova configuração manualmente.

Espero que irá ajudá-lo de alguma forma.
Saudações,
H.