Fala marcot,

A idéia deveria ser essa mesmo, mas os requisitos do projeto as vezes vão de
encontro com a debian policy... daí as soluções de gambiarrar o postinst
nunca me agradam... os caras querem automatizar o que normalmente é papel do
administrador fazer, como criar o banco de dados da aplicação. Não é tão
trivial fazer checagens no banco via shell script pra ver se ela foi criada
com sucesso, se há algo corrompido ou se as tabelas foram criadas pela
metade por conta de um ctrl+c no meio do postinst. E colocar tudo isso no
postinst fica algo tosko, a meu ver, pois dificulta a portabilidade do
pacote para RPM, por exemplo.

Obrigado pelos comentários. Se alguém tiver alguma outra idéia, fique a
vontade.

Abraços,
global