Leandro Ferreira wrote:
Pessoal
Peço desculpas pelo off, mas sei que tem gente aqui que manja disso.
Tenho uma gravadora LG cujas velocidades são 52x32x52. Andei lendo por ai que seria interessante gravar em velocidades mais baixas (algo como 16x) para ter compatibilidade com leitores de CD mais antigos.
A explicação seria que o feixe de laser ficaria mais tempo marcando a mídia e por isso seria mais fácil de ser lido por leitores mais antigos, pois a marca seria mais profunda. (estou simplificando o que li, não lembro os nomes técnicos)
Para mim tempo não é problema, não gravo CDs seguidamente, mas confiabilidade é. Só queria saber de alguém experiente com isso se é verdade ou lenda urbana.
Alguém sabe algo sobre isso?
Vcs gravam no máximo de velocidade?
Aliás, com nenhuma mídia já chegou
ao 52x a velocidade. Já tinha lido que era um numero ficticio dos
fabricantes mesmo.
Eu acho que o que muda mesmo é a midia - midia boa pode ser gravada em velocidade maior sem problema. Midia boa dura se bem arquivada.
Os leitores de rádio, aqueles que não leem CDRW, aqueles q se vc não fechar o CD ele não toca, esses sim tem problemas.
Mas acho uma velocidade de 16x razoável. Mas já gravei CDs de 32x e estão muito bons ainda. Como disse, a chave é a midia.
uma explicação não muito técnica: os 52x tem a ver com a velocidade de rotação do CD - 52x já está proximo da velocidade do CD de estilhacar! C omo o CD exige velocidade linear constante sob a cabeca de leitura, a velocidade muda conforme onde está o q está sendo lido. Como (aos 52x) ele já está perto da velocidade limite, ele acaba virando quase que numa velocidade (angular) constante, independente do que está sendo lido.
Quem lembrar das aulas de fisica, vai saber que, pra uma dada velocidade de rotação, quanto mais longe do eixo central, maior a velocidade linear. Como o tamanho do bit no CD é o mesmo seja perto do meio, seja perto da beirada, a medida q a cabeca de leitura se distancia do centro, a velocidade de leitura/gravação aumenta.. e ela só vai chegar perto de 52x quase no final.
Bom, ficou confuso, mas foi o q consegui redigir nesse horário.. :-) Qquer coisa, tamos ai.
-- Marcos
-- To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED] with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]