Ola meus caros amigos debianos

Eu sou novo na comunidade linux(menos de um ano), e estou gostando muito de trabalhar com linux.

Estou desenvolvendo em uma pequena empresa um esquema de TI

eu queria que me ajudassem com algumas duvidas que tenho quanto a organizacao de ideias... =]

PS: nao quero um tutorial ensinando a fazer... eu queria saber oq preciso ter e como organizar isso.. como fazer eu deixo isso pra minhas pesquisas e futuras duvidas aqui

eu queria fazer o seguinte:

Imagine que a empresa tem 2 bases: base1 e base2
Eu trabalho na base1 e gostaria de começar o esquema por aqui

Eu quero instalar um controlador de dominio, para que eu possa ter a principio 1 dominio para base1 e no futuro um dominio para base2. Dessa forma todos os usuarios das maquinas window$(XP e 2000) precisassem logar no dominio base1 para poder usar o computador.
Aproveitar essa centralizacao de login e criar para cada usuario um compartilhamento pessoal ou seja em cada maquina que ele acessar ele terá acesso a sua pasta. Eu tambem queria que os usuarios pudessem acessar essa pasta compartilhada via FTP para que acessem em suas casas.
Eu tenho um link pequeno link com a embratel, ja configurei os servidores de DNS, e ja estou usando um serviço de e-mail, instalei o exim e o qpopper para o envio de e-mails...em breve estarei instalando um webmail tambem.
Queria instalar um Squid para servir de proxy e ter um controle sobre a internet dos usuarios.

isso eh a minha ideia...
Soh que eu fico pensando na segurança e na arquitetura de redes, que serviços agrupar na mesma maquina, quais nao agrupar, os porques... tenho algumas ideias de estruturas mas tenho muitas duvidas e pouco tempo para sana-las apenas com pesquisas, pois estas sao muito centradas em instalacao propriamente dita e nao em como funciona

Se alguem estiver interessado em me ajudar
=]

Abraços
Carlos Fernando

Responder a