Cumps, eu achei um link com um artigo que mostra como compartilhar a
internet e é este aqui:
http://www.vivaolinux.com.br/scripts/verScript.php?codigo=1137

Mas se o que você quer é compartilhar um acesso com o speedy por
exemplo, acho que é melhor rotear o modem, aqui em casa eu fiz isto, e
achei que ficou bem melhor do que usar uma máquina para compartilhar a
conexão, dá uma olhada aqui:
http://www.abusar.org/manuais/indexmodems.html e procure pelo modelo do
seu modem que você encontrará bons tutoriais para compartilhar a conexão
utilizando seu modem "Se este for o caso".

abraços
Allan Queiroz