Marcos V Lazarini,

> Olá Luiz,
>
> Eu já tive vários problemas com NIS e ele é bem xarope, alias eu diria
> que é um dos programas mais xaropes pra instalar... Eu tive muitos
> problemas com rede; coisa de mudar o micro de ponto de rede e passou a
> funcionar. Isso me levou a concluir que qquer probleminha que houver na
> sua rede e algum pacote se perder, ele não é retransmitido (NFS e NIS usam
> UDP) e ai dá timeout. Verifique os cabos, tanto no micro como no
> hub, até um desplugar-replugar pode ajudar.

O servidor é um dual processor(4X proc), 2 GB de RAM, e antigamente era um
PC comum. Tinha instalado o Fedora e não apresentava problemas.

Será que o fato deste servidor ter um troughput maior, pode estar
ocorrendo problema de colisão na placa ou falta alguma configuração como
timeo, rsize=8192,wsize=8192) em :
http://www.faqs.org/docs/linux_network/x-087-2-nfs.mountd.html.

> Outra coisa que pode ajudar são os passos que existem em
> /usr/share/doc/nis/how-to.xxxxxxxx.gz
> É um documento simples, mas com todos os passos. Inclusive ele explica pq
> vc tem que colocar o '+:::::::::::' no final dos arquivos passwd, group e
> shadow.
>
> Em ultimo caso, tente mexer em alguns comandos do tipo yp*; faca um
> yp<TAB><TAB> como root pra ver a lista, e vá mexendo nas man pages

Vou dar uma avaliada no How-to amanhã lá no serviço.

Uma dúvida, se o travamento é no Serviço NFS, por quê o enfoque no NIS?
Ele pode ser o causador do problema no NFS, é isso?

Eu chequei a ver alguns reportes com relação ao nolock no mount do cliente
ou utilizar o daemon lockd se não fizer o mount com nolock, será que pode
ter alguma relação?

Um abraço,

Gonzaga.