Isso é problema no locale:

Verifica se você está usando os locales certos:

no konsole:
# set | grep LC && set | grep LANG

Depois verifique se a "página de códigos" (sei lá como se chama em
pt_BR!) está do mesmo formato, por exemplo:

SE se LC_* e seu LANG são iguais a pt_BR.UTF8 você tem que definir a
"codepage" do Konsole como UTF8, entendeu?

Não uso KDE, mas esse problema não ocorre somente no KONSOLE e sim em
qualquer emulador de terminal. Faça um teste, aperte CTRL+ALT+F1, faça
o login e execute o apt-setup para ver se no terminal fica assim ou se
fica errado só no emulador de terminal (KONSOLE, XTERM,
GNOME-TERMINAL, ETERM, ATERM e etc.)