'As 14:40 de 27 Mar 99, Hernan Joel Cervantes Rodrigu enviou o texto que
respondo abaixo.

Ola'!

> O /etc/profile é sempre lido, independente de si você se logar no
> console ou desde o xdm (shell de login). No entanto se, uma vez você
> logado rodar otra shell (shell de "não-login"), dentro de um xterm,
> p.e., o /etc/profile não é lido novamente. As varíaveis de ambiente
> são passados à nova shell mas não as configurações do ls --color,
> etc. se estiver usando o bash, você deve pôr essas configurações no
> arquivo ~/.bashrc. Cada shell tem seu proprio conjunto de arquivos de
> configuração para as shell de login e as de "não-login"

Infelizmente, isso nao e' bem verdade. Veja, eu fiz a experiencia!
Tenho diversas variaveis "export"adas no /etc/profile, que sao lidas
perfeitamente quando dou login em modo texto, e que obviamente
continuam a existir quando ativo outro bash, ainda em modo texto.

Fora isso, no ~/.bashrc, tenho a definicao de alguns aliases que uso
frequentemente, em especial, "alias dir='dir $LS_OPTIONS'", sendo que a
variavel de ambiente LS_OPTIONS e' definida no /etc/profile.

Pois muito bem, quando entro no X via startx, todas as variaveis
definidas no /etc/profile continuam la' quando abro um xterm novo, bem
como os aliases definidos no ~/.bashrc. Tudo funciona perfeitamente!
Escrevo "dir", e eis que aparecem os arquivos devidamente colorizados,
os aplicativos gnome aparecem em portugues etc.

Ai, entao, saio do X, reinicio o xdm com "/etc/init.d/xdm start",
pressiono <ALT>-<F7>, dou um login normal, entro no xterm e... nada!

Todas as variaveis de ambiente definidas no /etc/profile simplesmente
nao estao presentes! O gnome esta' em ingles (afinal, nao ha' nenhuma
definica LC_ALL presente) e etc. Porem, os aliases definidos no
~/.bashrc estao la'...

Logo, chego 'a unica conclusao obvia: que o xdm nao esta' carregando o
/etc/profile.

Detalhe: tambem experimentei fazer o login direto no xdm apos um boot.
A situacao e' a mesma.

Alguma sugestao?

> (...) Esqueci falar, Você tambem tem o arquivo /etc/environment, no
> qual você pode pôr as varíaveis do ambiente que quer que estejam
> presentes em todos os programas, LC_LANG, .....

Esse arquivo e' um shell script, como o /etc/profile? Pergunto, pois
costumo rodar o comando "eval `dircolors -b`" nesse arquivo, bem como
outros semelhantes, para que todos os usuarios tenham as mesmas cores
padrao.

O que funciona perfeitamente nos logins em modo texto, mas no xdm...

Se alguem tiver alguma sugestao, por favor me avise!

Obrigado!

Alexander Gieg

Alexander Gieg                            Sao Paulo / Brazil
[EMAIL PROTECTED]                               ICQ: 2200285
http://www.geocities.com/TimesSquare/3222/       Nick: AlexG

"Amados, nao deis credito a qualquer Espirito: antes, provai
os Espiritos se procedem de Deus." (1 Joao 4:1)
- Leia: "O Livro dos Espiritos", de Allan Kardec

Responder a