A forma mais fácil e correta dentro do debian, é sempre que vc compilar o
kernel usar o make-kpkg para criar um pacote .deb do novo kernel.
Com isso é só instalar com dpkg -i
No caso de vc n querer recompilar denovo, vc tem que copiar todos os
arquivos com a versao desse novo kernel de /boot e também os módulos
/lib/modules se não me engano. Talvez tenha mais coisa, mas não tenho
certeza.

Abraços,

Rúben