Socorro!!!

Eu tenho um arquivo delimitado por tab com 13 colunas e 1958 linhas.
As primeiras 2 colunas trazem informacoes, tipo um ID e um nome. As
seis colunas seguintes trazem informacoes numericas variadas. As
ultimas 5 colunas trazem informacao de presença ou ausência. Exemplo:

ID      Nome    logFC   A       t       P       PV      B       X12     X24
P24     P3      P5
12      aaaa    -1      3       -1      0       0       1       x
45      bbbb    2       4       -2      0       0       1       x
45      bbbb    2       4       -2      0       0       1       x
45      bbbb    2       4       -2      0       0       1       x
45      bbbb    2       4       -2      0       0       1       x
56      tttt    0.5     2       -3      0       0       1       x
56      tttt    0.5     2       -3      0       0       1       x
67      hhhh    0.6     1       0       0       0       1       x
67      hhhh    0.6     1       0       0       0       1       x
01      eeee    3       5       -3      0       0       1       x
03      uuuu    4       6       -4      0       0       1       x
98      zzzz    5       7       -5      0       0       1       x
98      zzzz    5       7       -5      0       0       1       x
98      zzzz    5       7       -5      0       0       1       x
98      zzzz    5       7       -5      0       0       1       x

Nesse exemplo o individuo "aaaa" somente estapresente no tempo X24.
Por outro lado, o individuo "bbbb" esta presente em todos os tempos e
o individuo "tttt" esta presente nos tempos X24 e P5. Nestes caso, eu
preciso coloca-los em uma unica coluna. Assim sendo, o exemplo acima
ficaria assim:

ID      Nome    logFC   A       t       P       PV      B       X12     X24
P24     P3      P5
12      aaaa    -1      3       -1      0       0       1       x
45      bbbb    2       4       -2      0       0       1       x       x
x       x
56      tttt    0.5     2       -3      0       0       1       x       x
67      hhhh    0.6     1       0       0       0       1       x       x
01      eeee    3       5       -3      0       0       1       x
03      uuuu    4       6       -4      0       0       1       x
98      zzzz    5       7       -5      0       0       1       x       x
x       x

Voce teria tempo para me ajudar com um script qualquer que fizesse
isso para mim? Nao sei nada de programacao e estou desesperado, pois
preciso disso para logo. Sei que todo mundo é muito ocupado, mas, se
puder ajudar eu fico muito agradecido. Meu arquivo tem 2000 mil
linhas. Tentei fazer na mao mas nao ta dando. Isso é para a minha
defesa que ja esta marcada.

Muito obrigado

--
Marcelo Luiz de Laia