Bom dia Felipe, achei bacana o que você expos aqui. Há algum tempo já que
ouço muito a respeito de Ubuntu, depois de distribuições como Fedora e o
antigo Mandrake terem feito muito sucesso, parece que o ar de estrela agora
é da distro da Cononical. Cheguei a usá-lo, principalmente aqui no serviço,
por ter uma instalação mais fácil, mas no fim das contas, pra mim não tem
nada melhor do que o bom e velho Debian.
Porém, não desprezo o Ubuntu, muito pelo contrário, admiro e recomendo.
Pois, para um iniciante puxar um netinstall do Debian, configurar e por o
cara pra trabalhar, pode ser uma experiencia um pouco traumatizante, então
por que não recomendar o Ubuntu pra quem está começando a caminhar pela
estrada do software livre? Eu sempre peço aqueles pacotes de CDs e distribuo
para amigos que queiram iniciar no linux ou mesmo para aqueles que nunca
ouviram falar, porém como todo entusiasta, faço meu discurso explicando as
vantagens e defendendo a comunidade.
Resumindo, Ubuntu não é pra mim, meu negócio é Debian mesmo, mas ando sempre
de mãos dadas com o Ubuntu oferecendo-o aqueles que precisam de uma mão sem
ter que assusta-los com CLIs e configurações "na unha". =)

Abraços

Fred Banionis