On 2/6/07, Felipe Augusto van de Wiel (faw) <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
Há formas e formas de dizer algo, algumas são mais sutis, outras podem parecer mais grosseiras. Vez por outra respondo a mensagens que são de usuários de distros derivadas (normalmente Ubuntu) e embora eu tente ajudá-los, eu _sempre_ recomendo que eles procurem as listas e/ou fóruns de sua distribuição.
Não faço isso por "preconceito", muito pelo contrário, há diferenças significativas entre o que o Ubuntu lança e entre o que o Debian lança, especialmente quando o assunto é "Desktop" (ou seja, GNOME, KDE, X.Org, Beryl, GLX e afins).
Esta vem sendo uma grande "polêmica", aparentemente os usuários do Ubuntu postam dúvidas aqui como se fosse uma lista de Ubuntu e por ventura retornam e-mails bem desaforados reclamando que determinada sugestão não funciona no Ubuntu (o motivo é claro: geralmente estas sugestões são para o Debian e não Ubuntu, que realmente é bem diferente na questão Desktop). Tanto o Ubuntu quanto a Canonical têm ótimas fontes de suporte, eu por muitas vezes li documentações para Ubuntu que me ajudaram em outras distros (uma placa de rede da D-Link, que de uma revisão de firmware para outra trocou o chipset, a dica foi em cima do Ubuntu, mas foi fácil "portar" para a distro em questão :)
O Maxwillian não deixa de estar certo, a lista é de suporte para usuários Debian, conforme descrito na [1]página da própria lista, e sim, às vezes ajudamos até usuários de distros não derivadas (de cabeça eu já me lembro de ter visto Fedora e SuSE por aqui). No entanto, eu acredito que o Maxwillian possa adotar uma abordagem mais "amigável" numa próxima oportunidade, afinal de contas, se pudermos nos ajudar, todos saem ganhando. :o)
Não foi das mais amigáveis (sequer foi amigável), já mandei um e-mail em off para um membro da lista reforçando que derivado ou não, Ubuntu não é Debian e que por questões como a falta de moderação (quem é louco de fazer isso aqui? :D) e organização isso tem de ser respeitado. Se alguém se sentiu ofendido eu peço desculpas, mas será que os membros da lista também não se ofendem em, ao procurar ajudar usuários do Debian (e consequentemente o Debian, que afinal é toda a comunidade), encontram problemas que não têm relação alguma com o mesmo? Para mim a lista de discussão é muito mais que uma "ferramenta de desespero"* como é para muita gente que sai postando a mesma dúvida em 3 ou 4 listas de distros diferentes (uma vez respondi para a mesma pessoa duas vezes em listas diferentes :), é uma ferramenta de conhecimento. Todo dia aparece uma dúvida, um problema, uma idéia interessante, o que só aumenta o número de "conversas" arquivadas no GMail que sempre ajudam (vários problemas meus foram resolvidos apenas consultando estas conversas arquivadas, sem contar nas soluções desenvolvidas/adaptadas com base nestes.). * Não estou dizendo que este caso em específico trata-se de uso de "ferramenta de desespero", ok? Colocar uma dúvida aqui da d-u-p e na squid-br por exemplo não é um problema, uma vez que o problema é com o Squid e com o Debian... Não significa que devemos nos fechar e ignorar todas as outras distros. Eu, por exemplo, uso três aqui: Slackware em casa como "main", Debian em casa como distro de desenvolvimento (hoje a facilidade na customização me permitiria usar como "main", mas isso é outra história...) e RedHat no trabalho (leia trabalho atual, antes era Debian :). São "mundos" bem diferentes em muitos aspectos e com exceção do RedHat eu participo sempre que posso das listas das distros; Mas aqui, na debian-user-portuguese mais especificamente, a quantidade de "derivados" com problemas puramente relacionados à outras distros são muito frequentes, isso atrapalha mais que a maioria dos off-topics por aqui (apesar de também ser um off-topic :)
Portanto a idéia não é mandá-los embora, mas informá-los que há maiores chances de obter uma ajuda melhor e mais direcionada nos locais corretos. Muitos de nós realmente não sabem como funciona nas várias versões do Ubuntu, ou seja, é o mesmo problema que um usuários de Fedora ou OpenSolaris enfrentariam em nossa lista, nós não estamos acostumados ao sistema deles, ainda que o X.Org seja o mesmo e haja várias semelhanças.
Acho que a idéia não deve ser afungentar pesoas mas também não pode ficar tudo "liberado": alguém mandaria um e-mail para a LKML[1] dizendo que seu Firefox não exibe imagens .gif, sabendo que a relação do problema com o desenvolvimento do kernel é mínima? Há diferenças significantes, a pessoa que procura a lista deve ter conciencia de que estamos falando de Debian, conhecemos o Debian e que provavelmente as soluções que saem daqui funcionem em outras distros, porem isto não é 100% garantido. 1 - www.lkml.org
> eu só espero que as pessoas que demonstram um preconceito tão grande > das distribuiçoes derivadas do debian tenham motivo e sejam desenvolvedores > ativos do projeto debian ! Eu espero que ninguém tenha motivos pra ter preconceito, IMHO, qualquer tipo de "pré conceito" é ruim. Além disso, as pessoas têm direito a uma opinião, ainda que não sejam desenvolvedores ativos do Projeto Debian. Você pode me tomar como exemplo, eu sou um voluntário que ajuda quando pode e acredito que minha humilde opinião possa ser útil para esta "discussão" e para futura referência. :-)
Nâo se trata de "preconceito" com *Ubuntu, Kurumin, Knoppix, Xandros e etc (adamantix, gentoo e mil desculpas aos usuários das demais derivadas que esqueci :), ser um membro ativo de qualquer equipe não dá a ninguém o direito de fazer o que quiser. -- Maxwillian Miorim <[EMAIL PROTECTED]> ---- Have you mooed today?