desculpe pessoal nao tinha visto essa pergunta antes, mas entao, aproveitando o
ensejo, vi num manual do julio neves, mas axo q entendi completamente errado,
veja o trecho retirado do site dele www.julioneves.com

"Quando eu disse que o último campo do /etc/passwd informa ao sistema qual é o
Shell
que o usuário vai receber ao se "logar", é para ser interpretado ao
pé-da-letra, isto é, se neste campo do seu registro estiver prog, a pessoa ao
acessar o sistema receberá a tela de execução do programa prog
e ao terminar a sua execução ganhará imediatamente um logout. Imagine o
quanto se pode incrementar a segurança com este simples artifício."

 tem algo relacionado com nossa pergunta?

.''`.   Yours Trully
: :'  :  Carlos Beltrame
`. `'`   Eletrical Engineer
  `-     IEEE #80472763