Olá.

  Realmente, se usar o aptitude para remover o pacote gnome ou o pacote
gnome-desktop-environment todos os pacotes de dependência serão removidos.
Porém se usar o apt-get ou o dpkg para remove-los isso não acontecerá.
  Os pacotes gnome e gnome-desktop-environment são pacotes utilizados para
instalar de forma rápida é facil o ambiente gnome. Eles dependem de vários
pacotes, porém os outros pacotes do gnome não dependem dele. Não uso esses
pacotes já que instalo um ambiente desktop gnome somente com o que realmente
uso. Para instalar o gnome básico, instalo o pacote gnome-core. Olhe a
diferença de remoção do gnome-core com apt e aptitude
Com o aptitude:
~# aptitude remove --purge gnome-core
Lendo lista de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências... Pronto
Lendo informações estendidas de estado
Inicializando estados de pacotes... Pronto
Lendo descrições de tarefas... Pronto
Construindo a base de dados... Pronto
Os pacotes a seguir não estão sendo utilizados e serão REMOVIDOS:
 bug-buddy{p} eog{p} gedit{p} gedit-common{p} libgtksourceview-common{p}
 libgtksourceview1.0-0{p} python-gnome2-desktop{p}
Os pacotes a seguir serão REMOVIDOS:
 gnome-core

Com o apt:
~# apt-get remove --purge gnome-core
Lendo lista de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências... Pronto
Os pacotes a seguir serão REMOVIDOS:
 gnome-core*

Com o apt somente o pacote virtual será removido, já o aptitude remove todas
as dependências. Resumindo, você pode usar o apt ou o dpkg para remover os
pacotes gnome e gnome-desktop-enviroment sem problemas. Mesmo depois se usar
o aptitude ele não vai querer instalar os pacotes novamente ou remover os
que ficaram.

 Abraço.
 Fabiano.